02 julho 2008

REVISTAS DO "MEU TEMPO" - 6

----------------------------------------------------------------------------------
No dia da grande decisão da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA entre Fluminense e LDU, nada melhor do que uma pequena homenagem ao tricolor carioca, independente do resultado de logo mais. A revista ESPORTE ILUSTRADO, número 614, publicava em sua capa de 12/01/1950 (quinta-feira), um "instantâneo" do extraordinário centro-avante das Laranjeiras, o grande artilheiro Carlyle. A revista, que custava Cr$ 2,00 (dois cruzeiros), publicava neste número mais as seguintes matérias (ipsis litteris):

1 - OS CRACKS BRASILEIROS À "COPA DO MUNDO" (referiam-se à Copa de 1950) (Considerações em tôrno dos elementos chamados para os primeiros ensaios de seleção;
2 - Gráficos de William Guimarães dos gols do jogo Fluminense 3 x 1 São Paulo e Vasco da Gama 5 x 2 Portuguesa;
3 - Fotos de Barbosa, Castilho, Tesourinha, Eli, Friaça, Danilo, Píndaro, Pinheiro, Ademir, Maneca, Orlando, Teixeirinha e tantos outros;
4- Resultados da rodada do Torneio Rio- São Paulo de 1950, com fotos dos principais jogos;
5 - E "reclames" como: INSTANTINA - corta os resfriados; Malzbier da Brahma, Benzomel (Tosse); Peitoral Pinheiro (Você está com tosse?); Almanaque EU SEI TUDO para 1950 - já está à venda...
----------------------------------------------------------------------------------
Capa da revista (escaneada por APS)
----------------------------------------------------------------------------------

30 Comments:

Blogger Celia Rodrigues said...

Valeu pela homenagem, Adelino, mas a decisão foi um pesadelo pro tricolor, hein! Uma pena! Abraço!

quinta-feira, julho 03, 2008 5:08:00 PM  
Blogger http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Adelino, lá em casa era uma briga só, meu pai é Fluminense, minha mae e eu somos Botafogo e meus irmaos Flamengo. O pau quebrava, kakakakakaka

quinta-feira, julho 03, 2008 7:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com a Célia.
Muito choro na final, mas muito bem homenageado por vc.
Fiz uma observação no post do Interagindo: Mariana é minha neta querida.(mas vc está certo, é como se filha fosse)
Obrigadissima pela visita e pelo comentário.
Ate outro dia.
bjs

quinta-feira, julho 03, 2008 11:17:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Recordar é viver!!

Bela homenagem!!

abração,Adelino,e um otimo fds!!

sexta-feira, julho 04, 2008 3:07:00 PM  
Blogger Só- Poesias e outros itens said...

Adelino,
agradeço ao link aqui neste seu espaço.
Desculpe o atraso, mas andei de passagem por alguns lugares.

Ju Gioli

sexta-feira, julho 04, 2008 6:15:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caraca! Que maravilhas de lembranças e ainda ilustradas com essa bela foto da revista. Adelino, você relacionando esses craques aí me fez lembrar do meu primeiro álbum de figurinhas de jogadores de futebol. Chamava-se "Balas Equipe", lembra disto? Ficou gravado fundo na minha memória, pois era alimentado por uma pessoa maravilhosa, de quem guardo muita saudade: meu tio Líbero, já falecido e que reputo foi a pessoa que mais me paparicou neste mundo. Obrigado por este momento, que se multiplica para cada um que lê estas belezas que você inclui aqui. Forte abraço.

Ery roberto
www.infinitopositivo.blogger.com.br

sábado, julho 05, 2008 1:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, q participação ótima vc teve lá no blog! Nunca tinha passado pela minha cabeça pedir a opinião dos meninos, agora vou fazer sempre. Adorei a sua opinião, gostei mesmo.
Lendo aqui sobre as "revistas do seu tempo" lembrei de um site q vende pôster de várias coisas e, procurando alguns pra minha nova casa, achei uns dessa revista, principalmente do Cruzeiro. Lembrei de ti na hora!! Se for do seu interesse conhecer, me avisa que te passo o site. Tem coisas bem interessantes.
Um beijo!!

sábado, julho 05, 2008 1:23:00 PM  
Blogger Aninha Pontes said...

Grande Adelino.
Por essas suas maravilhosas lembranças, e por ser a pessoa especial que é, durante nosso bate papo, no lançamento do livro do Lord, você foi assunto por muito tempo.
Todos nós falamos com muito carinho de você, e sentimos não poder ter sua presença lá conosco.
Sinceramente, todos gostam muito de você. Peri, Eduardo, Vi, e nós, claro, falando para as esposas não blogueiras, quem é, e como é o Adelino.
Hoje ví um comentário seu lá no Lord, em que disse que a Cláudia conheceu alguns dos "personagens" dos blogues através do meu blogue. Fiquei muito feliz em saber disso.
Um grande beijo prá ela e outro prá você. Tenham um lindo final de semana.

sábado, julho 05, 2008 5:43:00 PM  
Blogger sonia a. mascaro said...

Olá Adelino, fiquei contente por você ter gostado das fotos e comentado os anúncios. Fotografar e fazer um post e ver que ele agradou é muito gratificante!

Conhecia a "Esporte Ilustrado" apenas de nome, já que não sou ligada ao futebol. Mas acho muito legal você resgatar a memória do futebol e das revistas da época.

Beijos para Claudia e para você. Um ótimo domingo também!

sábado, julho 05, 2008 6:27:00 PM  
Blogger Unknown said...

Adelino, mais uma bela homenagem, confesso que não conheci esta revista, sou de 1952, mas algumas das propagandas citadas recordo.
É muito engraçado, as coisas mudaram tanto...
Tenha um fim de semana repleto de alegrias.
Beijos

sábado, julho 05, 2008 11:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que recordação mais linda, parabéns querido.
Pena que meu flusão não chegou até lá, parou nos penalts[mal marcados :(]

lindos dias amigo
beijos

domingo, julho 06, 2008 12:05:00 AM  
Blogger Maria Augusta said...

Adelino, que bela homenagem ao seu clube. Estas revistas antigas são um charme e no caso desta um verdadeiro hino à história do esporte no Brasil.
Abraços e bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 3:47:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Célia, eu torci muito pelo Fluminense. Achei que faltou preparo físico, tanto na prorrogação quanto na decisão por pênaltis.
Abraços, bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 8:38:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Georgia, uma família eclética em termos de torcida. Sempre tive simpatia pelo Botafogo, mas quando criança/adolescente o meu time de botões era o Fluminense (com Telê, Orlando, Castilho e outros craques)...
Um abraço. Bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 8:42:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bete, pensamos que fosse sua filha, mas neta é filha duas vezes, então ficam valendo os elogios e as congratulações. Futebol é fascinante por causa disso mesmo. Ninguém tem certeza da vitória.
Beijos. Bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 8:46:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Do, é verdade. Tenho alumas outras edições, mas escolhi esta por causa da decisão da Libertadores.
Grande abraço. Bom domingo.

PS - Por falar nisso, aquele seu post sobre os presidentes de clubes está simplesmente notável... Foi uma risada só...

domingo, julho 06, 2008 8:48:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ju Gioli, um blog tão bacana tinha de ser linkado. Gostei muito e estarei sempre por lá.
Um abraço, bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 8:51:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado, Ery, pelo incentivo. Eu tenho outros exemplares do Esport Ilustrado (anteriormente era "Sport Illustrado"). Escolhi a capa do Carlyle para homenagear o tricolor carioca.

Sobre decisão por pênaltis acho que deveria ser abolida do futebol, pois está mais do que provado que esse sistema é sim "sorte pura". Era preferível decidir num "cara ou coroa". Ou então, por quê não mantiveram o mesmo critério de desempate que vigorou durante toda a competição?

Colecionar figurinhas era uma maravilha. E geralmente os adultos, que também gostam de colecionar, compram um álbum para o guri, e outro para si próprio, com a desculpa de que vai colar as figurinhas em duplicidade...
Grande abraço, Ery, bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 9:01:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Taty, o meu e-mail é adelino.ps@gmail.com. Gostaria sim que mandasse o site.
Foi bom ter gostado da sugestão, e eu fui logo dando meu palpite. Mas aí entra uma questão interessante e ainda não resolvida: as mulheres vestem-se para agradar aos homens ou para fazer inveja às outras mulheres? Se é para agradar aos maridos, namorados, namoridos ou amigos, claro que estes deveriam ser os primeiros a opinaram, não faz sentido?
Um beijo. Bom domingo pra você.

domingo, julho 06, 2008 9:10:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

TATY, o ANÔNIMO do comentário anterior sou EU... Minhas desculpas.
Bjs

domingo, julho 06, 2008 9:12:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, Ana, aqui em casa falo muito em vocês todos, do que fazem, do carinho que têm para com este modesto blogueiro. Falo do excelente nível com que nos comunicamos seja pelos comentários ou post. Outro dia tive a agradabilíssima oportunidade de bater um papinho com o Ítalo de Paula que, inclusive me ensinou a fazer o download do Skype.
Fiquei feliz ao saber que fui lembrado e comentado no encontro do Lord.
Como já disse algumas vezes, você tem o poder de agregar pessoas, amigos. Uma qualidade muito rara hoje em dia.
Um beijo pra você, Ana, e um abraço pro Valter e crianças. Bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 9:24:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sonia, aqueles posts chegam a ser uma "provocação", pouco texto, muitas imagens lindíssimas. Gosto de casas antigas. No meu bairro tinha muitas, e se a Prefeitura não tivesse tomado providências com os tombamentos, seriam destruídas para darem lugar a condomínios residenciais, estacionamentos etc. Mesmo assim aos poucos vão sendo vencidas. Uma pena. Felizmente ainda temos muita coisa ainda nas cidades menores.
Meu abraço, Sonia, e outro da Claudia também. Bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 9:34:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Jeanne, foi uma forma de homenagear o tricolor carioca e ao mesmo tempo dar seguimento à série de revistas um pouco antigas a que me propus fazer. Com o avanço das comunicações, este tipo de revista semanal foi acabando aos poucos, dando lugar aos diários esportivos, como por exemplo, o LANCE, e nem sei se a Gazeta Esportiva, de São Paulo ainda sai todo dia. E tem os cadernos de esportes, que são verdadeiras revistas, mas muito sucintas.
Beijos. Um ótimo domingo com muita paz.

domingo, julho 06, 2008 9:43:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

É Marcia, que sofrimento. E olha que nem sou tricolor... Faltou preparo físico ao Fluminense. Nossos times são mais técnicos, não estão acostumados a marcar o adversário durante o jogo todo. Os cobradores dos pênaltis do Flu pareceram-me cansados, já na prorrogação.
Beijos. Bom domingo.

domingo, julho 06, 2008 9:48:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Maria Augusta, tudo bem, mas o Fluminense não é meu time não. Sou VASCO DA GAMA há mais de mil anos, como dizia Nelson Rodrigues com relação ao Flu... Mas aqui em casa, todos vascaínos, torcemos por ele. É natural que o nossos "sofrimentos" e depois a decepção não se comparam às dos tricolores. Mas já passamos por isso com o Vasco. Todos os time já passaram. Acontece. E se não acontecesse o futebol perderia a graça, o encanto.
Abraços. Ótimo domingo.

domingo, julho 06, 2008 10:03:00 AM  
Blogger Aninha Pontes said...

Adelino, que legal que baixou o skipe.
Anota aí nossos endereços, podemos nos falar.
aninhapferraz
e val.ferraz
Vamos nos falar.
Um beijo e uma ótima semana.

domingo, julho 06, 2008 8:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá estava visitando alguns blogs aleatoriamente e por acaso descobri o seu...parei , um pouco, li e gostei muito!
Deixo registrado neste comentário minha admiração pelo Blog!
Parabéns!!
Uma Boa Semana!!!!
Abraços!
Msn: floydsiqueira@hotmail.com

segunda-feira, julho 07, 2008 10:02:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Aninha, anotado. Breve falaremos. Obrigado, ótima semana pra vocês também.
Um beijo

terça-feira, julho 08, 2008 7:33:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Floyd Siqueira, é muita gentileza sua. Senti-me honrado com seu incentivo. O nosso blog é muito simples, e é assim que queremos, mesque porque eu não saberia ir além disso. Compareça sempre por aqui. Obrigado mais uma vez.
Um abraço

terça-feira, julho 08, 2008 7:36:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bernard, nunca pedi informações a respeito da propaganda enviada, de qualquer forma, obrigado pela atenção.

terça-feira, julho 08, 2008 7:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home