01 fevereiro 2008

FEMINISMO...

----------------------------------------------------------------------------------
Basta uma simples imagem para que nos transportemos ao passado. Revendo a foto acima, lembrei-me que quando no Curso Primário, a nossa professora contou em sala uma história verídica, segundo ela. Vejamos: um homem passava por uma estradinha de terra. O sol escaldante do meio-dia projetava ao pé de um belo coqueiro uma sombra bastante acolhedora. Ele resolveu descansar. Recostou-se no tronco do coqueiro, e dormiu profundamente. Dormiu e sonhou que um coco caíra em sua cabeça. Para infelicidade dele, minutos depois o seu sonho se tornava realidade. Um coco de uns 5 quilos se desprendeu e caiu sobre ele, matando-o instantaneamente. Nem oportunidade teve de contar o que sonhara, mesmo porque encontrava-se sozinho... E a historia acabava aí.

A professora perguntou-nos se tínhamos alguma observação a fazer sobre o que acabara de narrar. Os meninos, por unanimidade, responderam apenas que a história tinha sido boa, engraçada. Entretanto, Maria Cecília, a menina mais simpática e estudiosa da sala, respondeu diferente:
- Esta história contém um absurdo... – disse ela.
- Qual é? – perguntou a professora.
- Era impossível as pessoas saberem que ele tinha sonhado com a queda de um coco; ele não poderia contar isso para ninguém, já que morreu sonhando...

E a nossa querida professorinha, num sinal de que o feminismo já começava a "fazer escola", disse triunfante:
- Só mesmo uma menina para ver a história sob outro ponto-de-vista... Os meninos nem repararam nisso... É a prova indubitável de que a mulher é mais inteligente do que o homem... - concluiu ela.

Este relato é absolutamente real. Eu era um dos alunos...

----------------------------------------------------------------------------------
Foto digital de Adelino P. Silva
----------------------------------------------------------------------------------

18 Comments:

Blogger Elizabeth said...

As mulheres são mais perceptivas, mais atentas, mais observadoras, apenas isto... Os homens são tão inteligentes quanto nós... rsrsrs...

sexta-feira, fevereiro 01, 2008 4:17:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Uma observação não muito adequada para uma educadora, mas, volta e meia me pego fazendo a mesma coisa. Culpa dos meninos que não se esforçam para demonstrar sua inteligência. Pecam por omissão, hehe.
Ótimo feriado.
abraço, garoto

sexta-feira, fevereiro 01, 2008 5:13:00 PM  
Blogger Maria Augusta said...

Que somos mais inteligentes lá isso somos sim. Brincadeirinha, viu, dizer isto não seria muito inteligente, cada um tem um tipo de inteligência diferente...
Abraços e bom carnaval.

sábado, fevereiro 02, 2008 4:34:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Neste caso, não acredito que um é mais inteligente que o outro.
Apenas veêm as coisas de formas diferentes.
A mulher é sim muito mais observadora, mais atenta, o homem como sempre mais desligado, mais superficial.
Só enxergam a casca das coisas, isso é em tudo e sempre.
Mas valeu a história, um jeito bonito seu de mostrar que as diferenças existem.
Um beijo.
Bom domingo, bom carnaval, sem exagero, heim?
Aninha

domingo, fevereiro 03, 2008 8:50:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com você, Elizabeth. As mulheres são tudo aquilo que você disse, e muito mais. Quanto a inteligência, o nível é o mesmo. Não entendi até hoje por qual motivo a nossa professora inventou aquilo.
Um abraço e bom Carnaval.
PS - As mulheres têm uma outra característica intrigante: nunca se sabe o quê estão pensando, por isso são imprevisíveis.
Abs

domingo, fevereiro 03, 2008 8:53:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Inadequado mesmo, Denise, em se tratando de uma educadora, independente do fato de ela ter sido uma ótima professora. Naquele tempo o ensino émbora fosse tecnicamente melhor (penso eu), não se voltava muito para a aspecto psicológico dos alunos. Se bem que hoje, existem até exageros.
Excelente feriado, Denise. Aqui no Rio chove e faz frio de vez em quando. Deve ser um recado de São Pedro para que façam menos feriados...
Abraços, menina.

domingo, fevereiro 03, 2008 9:02:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Maria Augusta, na última sexta-feira li na primeira página do Globo a seguinte notícia:

"CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE NEW CASTLE CONSEGUIRAM OBTER UM ESPERMATOZÓIDE A PARTIR DE CÉLULAS-TRONCO RETIRADAS DA MEDULA DE UMA MULHER." Até aqui vá lá, porém:

"A EXPERIÊNCIA ABRE CAMINHO PARA O FIM DA NECESSIDADE DE UM HOMEM NA REPRODUÇÃO HUMANA".

Quer dizer, total independência feminina. Nem pra isso o "sexo-homem" servirá mais... Objeto descartável...
Grande abraço, Augusta, e ótimo Carnaval. Adelino
PS - Aqui no Rio, tem de tudo, em se tratando de tempo: sol, calor, chuvas fortes, nuvens carregadas, não carregadas, frio, ventos, brisas... Espero que não estrague o desfile principal.
Abs

domingo, fevereiro 03, 2008 9:15:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

É isso mesmo, Ana, ambos os gêneros são iguais em se tratando de inteligência. As mulheres são mais voltadas para a maternidade, para os cuidados domésticos, além dos externos, coisa muito comum atualmente. Eu acho que a Mulher só não foi inteligente numa coisa: praticar determinadas ações apenas para demonstrar que está em pé de igualdade com o Homem.
Um beijo. Adelino

PS - Quanto aos festejos de Momo, gosto muito de ouvir o som das bateriais e admiriar os carros alegóricos, que são maravilhosos. Eu penso que se colocarem todos aqueles instrumentos musicais nas mãos de estrangeiros, não sai nada. É coisa nossa de verdade.
No mais, aqui: chuva, chuva fina e chuva grossa, frio e calor, sol, nuvens, muita umidade no ar. Ah, sim, estou aproveitando para ler dois livros: "Noites Tropicais" (Nelson Motta), "1808" (Laurentino Gomes) e "Jesus, o maior psicólogo que já existiu" (Mark W. Baker), portanto, um Carnaval sossegado.
Bj

domingo, fevereiro 03, 2008 9:39:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino,

definir inteligencia demandaria kilómetros de comentário, e não é absolutamente o caso. Mas deixa pra lá! Melhor que elas se achem....

Forte abraço e bom final de Domingo.

domingo, fevereiro 03, 2008 12:48:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, a notícia que diz ter lido no "O Globo" é preocupante. Começo a imaginar o que isto acarretaria. Mas, independente do futuro - que acho será intrigante para nós que vivemos boa parte do século passado - tem um lado bom nessa possibilidade. É a grande oportunidade da mulher sentir como é "ótimo" pagar Pensão Alimentícia (rsrsrsrs).

domingo, fevereiro 03, 2008 6:18:00 PM  
Blogger Fernando said...

Oi, Adelino,
pelo visto sua professora já mostrava essa intenção das mulheres de serem "adversárias" dos homens, como forma de se afirmar. Como se fose necessário, pois inteligência e capacidade não se configura pelo sexo.
Acho que os meninos da sala, foram objetivos e distraidos.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 12:04:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Inteligência, eu acho, Eduardo, se mede pelo grau da capacidade que têm os animais que se dizem racionais de analisarem o máximo de possibilidades para a solução de um mesmo problema, questionamento ou situação. E ecolha a melhor, claro.
Grande abraço, e boa segunda-feira gorda...

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 1:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ery, a notícia é verdadeira sim, saiu sexta-feira, lead(?) na primeira página e explicações mais detalhadas na página 31.
Grande abraço Ery. E bom feriado com ou sem chuva...

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 1:32:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fernando, uma boa explicação. Talvez os meninos estivessem prestando mais atenção nas meninas do que na narrativa da professora, não é? Ou na própria professora, quem sabe? De qualquer forma ambos os sexos têm o mesmo grau de inteligência, na média, claro...
Grande abraço, Fernando, e ótimo Carnaval.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 1:35:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, a garotinha me pareceu ser alguém muito mais preparada a pensar do que a própria professora. A lógica nunca esteve assim tão acessível a muitos. O problema maior é que quando pensamos que a lógica é algo banal já a estamos discutindo, um belo e paradoxal sinal que se trata de algo muito mais complexo e que exige, sim, inteligência. Boa história.

terça-feira, fevereiro 05, 2008 12:38:00 AM  
Blogger Norival R. Duarte said...

Salve, Adelino!

Você acabou deixando a chave do seu blog no comentário que fez no meu. Agora, sim! Cê tá ferrado comigo, cê vai vê!

Já naveguei por toda a sua homepage. Pelo que senti espiritualmente, após guardadas as fantasias de bahiana e de colombina, posso dizer que o seu blog também, além de bonito, tem consistência, tem caráter.

Gostei dele e fim de papo! Se alguém estiver em desacordo comigo, mande um email malcriado pra mim!

Agora, sobre este post:

Realmente, as mulheres observam coisas que nós, homens, deixamos escapulir. Elas vêem coisas do coração, dos sentimentos, visíveis, ouvíveis, permeáveis, abstratas. Nós, homens, entretanto, vemos mais a parte técnica, palpável, palatável, concreta.

Por exemmplo: já está mais do que provado de que as mulheres são péssimas motoristas. Você gosta de ser carona com a sua mulher dirigindo? Você deixa de ficar nervoso, querendo estrangulá-la quando ela tem que encostar o carro num estacionamento na rua? Ou quando o motor do carro está com tanta rotação que se o carro tivesse asas, como os aviões, ele levantaria vôo porque elá o deixa engatado (Tô falano do carro!) na primeira quando o coitado faz meia hora que está pedindo a quarta marcha em plena ponte Rio-Niterói?

Pois é isso aí; se eu estivesse naquela aula, teria contestado a professora com a seguinte dúvida:

- Mas professora, um coco de cinco quilos?

Abraços, Norival.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008 12:12:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ery, uma pessoa que raciocina sempre logicamente, não me parece inteligente. Ou não?
Grande abraço, e ótimo resto de semana.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008 8:50:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Norival, muito grato pela sua visita, e pelos elogios imerecidos. Já que o Ery falou de lógica, blogs não têm nenhuma; às vezes postamos um tema julgando que vai dar IBOPE, mas não acontece nada. Por vezes, de um simples coco resulta um bom debate... E o coco da história não tinha cinco quilos, ele atingiu esse peso devido à velocidade da queda... Boa saída esta...
Grande abraço, e obrigado pela visita. Eu também vou "linká-lo".
Bom resto de semana.
Adelino

quarta-feira, fevereiro 06, 2008 9:10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home