23 março 2007

MÁQUINA DO TEMPO


----------------------------------------------------------------------------------
1 - Há 65 anos já se tinha esperança de um mundo melhor (22-01-1942);
2 - E há 63 a bonita Princesa Elizabeth era a "Futura Rainha Elizabeth" (20-04-1944)...
----------------------------------------------------------------------------------
A revista semanal VAMOS LER!, entre tantas, tinha tanto conceito e influência, na época, como têm hoje as IstoÉ, Veja, Visão, Época e outras. De 1932 até o final de 1945 vigorava um regime de fortíssima censura à imprensa.
----------------------------------------------------------------------------------
(Exemplares originais da coleção de "guardados, quinquilharias, preciosidades, relíquias e velharias" de Adelino P. Silva)...
----------------------------------------------------------------------------------


18 Comments:

Blogger Adelino P. Silva said...

Os meus 6 leitores já ouviram falar do "ovo indês"? Creio que não. E nem sei se se escreve assim. Era um ovo comprado no armazém, igual aos outros, mas que a gente depositava no ninho da galinha para que ela se sentisse estimulada a ali colocar outros... Então? Este meu comentário é o próprio, é o "comentário indês". Para chamar outros...
Grande abraço para quem aqui comparecer, e obrigado.

sexta-feira, março 23, 2007 9:26:00 AM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, êsse indês não está choco, está?
Quando ví o título: Máquina do Tempo, pensei que vc ía postar sobre o seriado "O túnel do Tempo". Só depois que baixou toda a imagem que ví as revistas. Interessante como uma notícia fica com o passar dos tempos, né? A Futura rainha Elisabeth tão novinha e simplezinha num vestido modesto. Interessante esses seus guardados.
Um abraço
ps: te mandei um e.mail, recebeu?(no G.mail)

sexta-feira, março 23, 2007 12:02:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adelino, já de manhã ví o seu post, só que o Valter estava no PC, e vc sabe né? Partilhamos.
Só agora cheguei aqui.
Bom o assunto, ou a chamada do post,é de suma importância: Vamos ler. As coisas seriam diferentes, se as pessoas tivessem o hábito de ler mais.
O comentário do ovo indês:
Na minha infância, minha mãe em sua pouca cultura, o chamava de "indêis". Mas era isso mesmo. Incentivava a galinha a por mais ovos. Na verdade o que acontecia era que a galinha pronta para por seus ovos, com instinto de preservação procurava um local seguro para por seus ovos. (futuros filhos) já daí o instinto de preservação.
Se ela visse o ovo de "indêis" no ninho, ia achar que o lugar era seguro, portanto não iria procurar o mato, que dificultava a coleta dos mesmos.
Isso era a cabeça de pessoa simples, que nos contava de forma simples como era a natureza das coisas e dos animais.
Vixe! agora eu escrevi um post pegando carona no seu heim?
Um abraço

sexta-feira, março 23, 2007 7:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Anna, adorei o seu comentário. Escreva o quanto quiser. As explicações foram ótimas.
Vou lhe fazer um desafio, Anna. Na minha escola primária jogávamos um jogo chamado "ortican". Já perguntei a muitas pessoas qual a origem do nome etc, mas ninguém sabe. Era um misto do futebel americano com o nosso futebol.

Qquanto às revistas eu tenho várias outras que irei postando logo que possível.
Abraços e bom fim de semana.

sexta-feira, março 23, 2007 9:40:00 PM  
Blogger O Meu Jeito de Ser said...

Xi! Adelino, esse jogo eu não conhecí não.
Também não faço idéia da origem do nome.
Mas é impressionante como eles eram criativos.
Já falei para o Valter, que deveria fazer uma bela lista de termos que meus pais usavam, e que nunca ví em dicionário nenhum. Só que as palavras fazem sentido.
Um abraço

domingo, março 25, 2007 7:00:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Anna, é mesmo. Penso exatamente igual a você. Palavras estranhas, mas que fazem sentido. Prometo colaborar com a lista que vai organizar. Vou me lembrando e anotando. Afinal, interior de São Paulo e Triângulo Mineiro têm muito em comum. É verdade mesmo.
Um abraço

domingo, março 25, 2007 9:05:00 AM  
Anonymous Maria das Graças said...

É frequente queixarmos de nosso mundo, que também é responsabilidade nossa.
Poderemos citar Gandhi, por propagar a "não violência",o caminho certo para um futuro melhor.
Devemos agasalharmos a certeza que esse mundo tem jeito, sem violência, em respeito ao outro.
O dia que tivermos a sabedoria de não revidar uma ofensa, aí,tudo mudará, pois somos co-autores de tudo que acontece no mundo pelo nosso pensamento bom ou ruim.

Elizabeth II filha do Rei Jorge Sexto, comemorou já suas bodas de ouro de sua ascensão ao trono.
Como o tempo passa!
Se fez um bom reinado, já está escrito na sua consciência, e só ela poderá julgar.

Maria das Graças.

domingo, maio 17, 2009 8:59:00 AM  
Anonymous Adelino said...

Maria das Graças, relendo/revendo os post antigos encontrei seu ótimo e oportuno comentário.
Muito grato.
Abraços.

sexta-feira, setembro 18, 2009 1:57:00 PM  
Blogger Tia Rita said...

Olá , sobre Orticã ou Ortican... vem do italiano URTIGA . porque a bola ao ser lançada deve arder no adversário como urtiga... O jogo de origem italiana , é também conheci
do como BARRABOL e confundido coma a QUEIMADA ... foi praticado no Colegio de Santa Inês, , Colegio então exclusivamente feminino no bairro do Bom retiro em São Paulo, até inicio dos anos 70, quando o professor de educação fisica, recem chegado , assustou-se com o impeto das meninas ( eu , inclusive) e achou que o jogo era algo violento... Lá jogavamos com uma bola de tenis em lugar de bolas de meia ou as bolas pequenas de capote , semelhantes ás de Handebol, possivelmente , devido á providencial influencia de Maria Esther Bueno , tenista Brasileira que estudou no Santa Inês e jogava Barrabol... Desde 2005 , um grupo de ex alunas, de diversas turmas anteriores a 78 , reunidas , tem buscado jogar em alguns de seus encontros o Barrabol. Até onde sabemos , nenhum dos outros colegios salesianos manteve a partica do jogo ou efetivamente jogava como no Santa Ines... outra difeença da queimada é que os jogadores que pegam a o arremesso da bola , passam a jogar infiltrados diretamente no campo adversario , devendo ser " atrapalhados " ou marcados por um unico adversário , ate que , de posse da bola , façam arremessos até que todo o seu time " passe para o campo adversário

quinta-feira, maio 14, 2015 11:01:00 AM  
Blogger Unknown said...

Eu jogava e adorava...
Mas só no Santa Inês que conhecem este jogo.
Tenho saudades...

terça-feira, junho 18, 2019 10:29:00 PM  
Blogger Unknown said...

Sobre o jogo orticã, eu estudei no Nossa Senhora Auxiliadora de Batatais com mais duas irmãs.
Nos somos de Guaíra e havia muitas meninas de Guaíra que estudavam internas lá também.
Jogávamos orticã nos recreios.
As mais velhas jogavam volley.
Muito gostoso este Jogo.
Nunca mais ouvimos falar e hoje, conversando com uma amiga de São Paulo que foi interna em Batatais também, resolvi procurar no Google sobre este jogo.
A surpresa foi muito grande quando vi a descrição do mesmo.

quarta-feira, abril 22, 2020 12:52:00 AM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Tia Rita, sua descrição do ortican (ou orticã) está perfeitamente de acordo com a forma como jogávamos na década de 40 no Grupo Escolar Minas Gerais. Que eu me lembre, as meninas não jogavam, apenas assistiam. Na verdade, queriam jogar, mas não tinha vez... Eram frágeis, em nosso entendimento de meninos. O jogo não era propriamente violento, mas poderia machucar seriamente numa jogada mais arriscada. Maria Rita, incrível que somente depois de tantos anos, apesar de pesquisar intensamente, perguntando até a contemporâneos meus, eu não conseguisse que ninguém me falasse desse jogo. Era realmente uma mistura do futebol americano, do soccer inglês, do handball e até do voleyball. A habilidade exigida era a mesma para aqueles outros esportes. Uma pena que não se pratique mais nas escolas ou clubes. Outra coisa interessante que você mencioneou foi a origem no nome. Excelente comentário o seu. Muito grato. Um grande abraço.

quarta-feira, setembro 09, 2020 7:40:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Você não se identificou, mas vamos lá. Até que passado tanto tempo é com alegria que vejo pessoas como vocês falando do excelente esporte de nome ortican. Um esporte completo por ser uma mescla de diversos outros reunidos apenas em um. Muito obrigado pelo comentário e esclarecimento.
Um grande abraço.

quarta-feira, setembro 09, 2020 7:47:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Alô, você não se identificou. Sem problema, acontece. O importante é o seu comentário falando do maravilhoso esporte denominado ortican. Na ocasião da postagem, creio há quase uma década, cheguei a procurar no Google, mas confesso que nada vi a respeito. Conforme disse, não me lembro se as meninas jogavam. Talvez jogassem separadas dos meninos. Afinal, era - como dizem os nossos comentaristas de futebol de hoje - um "esporte de contato". Na década de 1940, as normas vigentes não recomendavam... Muito obrigado pelo seu comentário, passado tanto tempo. Um abraço.

quarta-feira, setembro 09, 2020 7:59:00 PM  
Blogger Unknown said...

Na minha escola,na Escola Normal, N. Sra Auxiliadora, em Ponte Nova jogávamos " orticã, era um jogo que consistia em colocar jogadores dentro do campo do adversário que recebia a bola e devolvia para seu campo. Vencia o jogo quem conseguisse e passar todos os "soldados"para o campo do adversário. Era jogado com uma bola pequena de borracha e se jogava com as mãos.

quarta-feira, novembro 17, 2021 11:16:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também jogava este jogo quando criança em São Luiz Gonzaga, no RS. Lembro que usávamos bolinhas já usadas de tênis. Era muito divertido.

domingo, maio 29, 2022 6:42:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Muito legal que na Escola Nossa Senhora Auxiliadora em Ponte Nova (Minas Gerais, não?) também se jogava o maravilhoso e emocionante jogo de nome orticã. Você fala que o vencedor tinha de passar todos os seus "soldados" para o campo adversário. Observo que, no no Grupo Escolar em que eu estudava, vencia quem colocasse mais jogadores, não necessariamente todos, visto que o tempo de jogo era limitado. Muito obrigado pelo seu comentário.

segunda-feira, fevereiro 27, 2023 7:23:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Então em São Luiz Gonzaga (RS) também se praticava o orticã. Você fala em bolinhas de tênis, mas no meu caso, jogávamos com uma bola nas mesmas dimensões de uma bola de futebol de salão de hoje. Com menos peso, claro. Muito grato pelo seu excelente comentário.

segunda-feira, fevereiro 27, 2023 7:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home