18 janeiro 2007

TORRE MESBLA – PREVISÃO DO TEMPO

Acredito que poucos se lembram da famosa Torre Mesbla. Ficava no alto do garboso prédio dos Magazines Mesbla, na Rua do Passeio, Cinelândia, Rio de Janeiro. Tinha até um bom teatro no décimo andar, com restaurante, cinema e tudo. Quando o magazine encerrou as suas atividades, o prédio foi desativado. Já vimos notícias na imprensa de que estaria sendo restaurado, incluindo a Torre.

Não era uma torre comum. Nela, um grande relógio mostrava as horas do dia com uma precisão britânica. Mas o que chamava mesmo a atenção era o seu “sistema visual” que anunciava a previsão do tempo. Às 19 horas, de acordo com informações do Escritório de Meteorologia do Ministério da Agricultura, eram hasteadas bandeirolas cujas cores variavam conforme a previsão válida para as próximas 24 horas podendo, entretanto, haver mudança neste período por conta de uma “frente fria” inesperada... Naquele tempo, aliás, pouco se falava em “frente fria”, mas sim em “frente única”, mais quente...

As bandeirinhas podiam ser vistas de grande distância, principalmente dos edifícios comerciais das redondezas, e até mesmo pelas pessoas que transitavam pelas proximidades. À noite, o sistema funcionava diferente, com luz branca (tempo bom), vermelha (instável), negra (ameaçador). Claro que não tinham os recursos que esses serviços de meteorologia têm hoje, com satélites, balões etc, por isso as falhas mais constantes. Mesmo assim a previsão do tempo que estava lá no alto da Torre Mesbla era mesmo a que valia, a hora certa era certa mesmo, uma questão de tradição, credibilidade e respeito, talvez.

Ia me esquecendo do principal: os Magazines Mesbla distribuíam cartões aos seus clientes mostrando o que significavam as várias combinações formadas pelas cores das bandeirinhas hasteadas. No verso vinha o calendário do ano. Foi um desses cartões (imagem postada) que encontrei em meio às minhas “relíquias”, como bem define a nossa simpática amiga Helô, do Banana&Etc...

(Adelino P. Silva)

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

VALTER, depois daquele "pito" que levei, estou me desdobrando para produzir alguma coisa. Terei sempre um plano B, C... É brincaderia, você sabe que postar alguma coisa, criar, é um prazer.
Um abraço

quinta-feira, janeiro 18, 2007 10:08:00 PM  
Blogger valter ferraz said...

É Adelino, meu velho estilo de supervisor de obras é assim mesmo, não pode ver ninguém parado que já quer por prá trabalhar. Mas esquenta não, sou facinho de enganar, qualquer coisa que estiver fazendo já me convence, nem que seja um postzinho sobre a Mesbla, previsão do tempo, essas coisas.
Abraço

sexta-feira, janeiro 19, 2007 3:04:00 PM  
Blogger Adelino P. Silva said...

Pois é, Valter, apesar do seu incentivo e o de mais alguns amigos blogueiros, acho que o "período probatório" de 30 dias do meu bloguinho está terminando. E com o "IBOPE" em baixa, sei não...
Um grande abraço

sexta-feira, janeiro 19, 2007 10:18:00 PM  
Blogger valter ferraz said...

Adelino, normal. Também sinto a mesma coisa.Já fui e vim várias vezes. No exato momento, estou em dúvida se o Perplexo continua ou não. Quanto à audiência do blog, desencana. A gente não consegue mesmo controlar esse treco. Um post que vc acha que ninguém vai ler, comentar e "estoura". Outros que vc bota a maior fé, o assunto é bom, não acontece nada. Mistério.
Que tal renovar por um período "experimental" de mais trinta dias?
Abração

domingo, janeiro 21, 2007 2:52:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

VALTER, tudo bem. O que eu pensei foi coisa de inexperiente, de noviço no assunto. Eu já disse para a Anna e o Ery que vamos mantê-lo sim. Acho que sou melhor comentando no blogs dos amigos do que blogando... Um dia eu aprendo.
Por mais que tentemos não conseguimos desvincular as nossas vidas e nossas experiências pessoais das postagens que criamos, principalmente com um título como o que eu coloquei.
Não pára com o Perplexo não, meu caro Valter, se não o que me disse não fica valendo... Não pare, mesmo tendo ao seu alcance imediato coisas bem melhores e mais saudáveis para curtir do que um teclado e um monitor: sol, mar e sua família. Nem sempre sol, mas sempre mar e família.
Um grande abraço.

domingo, janeiro 21, 2007 3:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pela citação. Depois vou fazer um passo-a-passo para lhe ensinar a colocar os "links" :)) Eu instalei uma novidade nos meus links. Depois dê uma olhada passando o mouse sobre eles. Se gostar, lhe ensino a fazer. Sobre o edifício Mesbla, cheguei a conhecer. Toda aquela área do Passeio e Cinelândia era muito bonita. Alguns prédios, felizmente, estão sendo restaurados, mas o Monroe... ah, o Monroe! nunca mais. É de chorar :(
Beijos.

domingo, janeiro 21, 2007 8:34:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

HELÔ, continuo aguardando ansiosamente o passo-a-passo prometido sobre os links de blogs favoritos. Se demorar passarei a cobrá-lo diariamente por e-mails em letras garrafais... Sei que não é preciso, é apenas uma brincadeira.
Beijos

terça-feira, janeiro 23, 2007 8:28:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

AVISO:
Como cobrei publicamente da Helô, sinto no dever de comunicar também publicamente que ela fez um passo-a-passo maravilhoso, extremamente didático, uma maravilha. Já aprendi quase tudo e os links estão entrando lá na coluna à direita da tela.
Beijos, Helô, muito obrigado.

domingo, janeiro 28, 2007 8:52:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo: "...sinto-me no dever..."

domingo, janeiro 28, 2007 8:53:00 PM  

Postar um comentário

<< Home